Se você ainda não utiliza, certamente já ouviu falar ou conhece algum colega de profissão que usa o serviço de agendamento online para consultas médicas. Mas afinal, será que vale a pena mesmo investir em um sistema desse tipo quando o controle que você tem atualmente parece funcionar bem? A resposta é sim! Modernizar o método de agendamento do seu consultório pode ajudar você a otimizar o tempo e até mesmo aumentar os lucros. Entenda melhor!

4 benefícios do agendamento online de consultas

1. Otimiza o trabalho dos seus colaboradores

Você é capaz de lembrar quantas vezes, mesmo com o consultório lotado, a secretária da clínica precisou fazer uma pausa para agendar consultas via telefone? Certamente muitas, não é mesmo? Com o agendamento online, você otimiza o trabalho dos seus colaboradores e os libera para outras funções mais importantes ou urgentes. Com isso, além de aumentar a produtividade, você ganha também em qualidade de atendimento, já que a recepção dos pacientes se torna muito mais ágil sem tantas interrupções provocadas pelo telefone.

2. Aumenta a sua lucratividade

A cena é um clássico: faltando 10 ou 15 minutos para a consulta, o paciente telefona para avisar que não poderá comparecer. Certamente você já passou por isso, não é mesmo? O resultado é um buraco na agenda que deixa seu tempo ocioso e diminui a lucratividade do consultório. Com o agendamento online de consultas, o paciente tem acesso aos horários disponíveis e pode escolher com calma aquele que mais se adequa aos seus outros compromissos, o que diminui o percentual de remarcações ou ausências de última hora. Além disso, esse tipo de sistema envia lembretes periódicos para o paciente sobre a data da consulta, solicitando a confirmação. Isso não só ajuda a evitar que ele simplesmente esqueça do compromisso e não compareça como dá a chance de que ele altere a data com mais antecedência. Assim, aquele horário vago pode ser ocupado por outro paciente e você consegue atender um número maior de pessoas, o que reflete positivamente nos resultados financeiros da clínica.

3. Facilita a marcação de consultas pelos pacientes

Não é incomum que um paciente passe semanas adiando uma visita ao consultório médico simplesmente porque não encontra tempo suficiente para telefonar e marcar uma consulta ao longo do dia. Com o agendamento online, ele fica livre para fazer a marcação direto do computador ou celular na hora que for mais conveniente, inclusive à noite. Com isso, você amplia o “horário de atendimento” da sua clínica, o que aumenta no fluxo de pacientes sem gastos extras com pessoal.

4. Diminui o percentual de erros e evita contratempos

Por mais atentos que estejam os seus colaboradores, equívocos podem acontecer. Em algum momento, provavelmente você já se deparou com o problema de ter duas pessoas agendadas para o mesmo horário, ou mesmo de encontrar um paciente na recepção que não constava na sua agenda do dia. Com o agendamento online, isso não acontece: uma vez confirmado por um paciente, o horário fica indisponível para os demais e registrado na sua agenda, o que evita esse tipo de desconforto, que além de diminuir a lucratividade do consultório também prejudica sua relação com a clientela. E então, gostou de saber mais sobre os benefícios de investir no agendamento online de consultas? Aproveite para se cadastrar também em nossa newsletter e receber diretamente no seu e-mail notícias sobre a área de saúde!

Pin It on Pinterest