Você sabia que passar muito tempo sentado pode ser tão prejudicial para a sua saúde quanto o hábito de fumar? De acordo com um estudo conduzido por um pesquisador do  Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá, o sedentarismo pode reduzir a expectativa de vida em até dois anos, já que aumenta as chances de contrair doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer. Para os médicos que trabalham em consultórios, é comum passar horas na mesma posição, sem nenhuma atividade física, o que pode, em longo prazo, diminuir a mobilidade e afetar a qualidade de vida. No entanto, não é preciso mudar toda a sua rotina para levar uma vida mais saudável. É possível aproveitar as pausas entre uma consulta e outra para fazer exercícios simples, mas que alongam o corpo e realinham a postura. Conheça nossas dicas para se cuidar e mantenha a saúde em dia!  

6 dicas para se cuidar entre uma consulta e outra

O ideal é que você faça um esforço para se levantar da cadeira a cada meia hora, nem que seja para fazer uma pequena caminhada dentro do consultório. Sempre que possível, ou ao menos duas vezes ao dia, repita os movimentos abaixo, que alongam os músculos sem exigir muito espaço ou tempo:  

1. Alongamento de braços

Com a coluna reta, estenda os braços com a palma da mão virada para cima. Na sequência, flexione um dos braços atrás da cabeça de maneira a encostar a mão nas costas e segure o cotovelo com a outra mão. Fique na posição por 15 segundos e alterne os braços.  

2. Extensão de pernas

Sentado em uma cadeira com os dois pés paralelos no chão, levante e estique uma das pernas. Mantenha a posição por 10 segundos. Retorne ao estado original e repita o movimento com a outra perna.  

3. Alongamento de pernas

De pé, flexione o joelho para trás, segurando o tornozelo com a mão até que o seu calcanhar toque a região dos glúteos. Mantenha-se nessa posição por 20 segundos e repita com a outra perna.  

4. Adução de pernas

Para esse exercício, você vai precisar de uma garrafa plástica cheia de água ou qualquer outro objeto que ofereça alguma resistência. Sentado, com os pés paralelos e a coluna reta, posicione a garrafa entre as pernas, pouco antes dos joelhos. Na sequência, faça pressão com os músculos da perna, como se quisesse “esmagar” a garrafa. Repita o movimento por 3 séries de 5 repetições.  

5. Alongamento de pescoço

Com as costas retas, vire o queixo lentamente na direção de um dos ombros, mantendo a rotação máxima por 10 segundos. Em seguida, repita o movimento virando-se para o outro lado. Retorne a cabeça para a posição central e abaixe-a para alongar a musculatura das costas e da nuca, mantendo o movimento também por 10 segundos. Levante a cabeça lentamente ao retornar para a posição original.  

6. Alongamento de costas

De pé, com os braços relaxados ao longo do corpo e os pés paralelos e alinhados com os ombros, incline o corpo para a frente sem dobrar os joelhos e tentando tocar o solo com as mãos. Mantenha a posição por 30 segundos e retorne sempre lentamente. O ideal é que você repita o movimento três vezes, para esticar a região da coluna e manter a postura em dia! Gostou das nossas dicas para se cuidar entre uma consulta e outra? Então não se esqueça de curtir agora mesmo o Instagram da Vydence para receber em seu feed notícias sobre a área médica, saúde e bem-estar

Pin It on Pinterest